6 cuidados para armazenar sua escova.
Nenhum outro cômodo da casa é tão suscetível à presença e proliferação de bactérias do que o banheiro. Tendo isso em vista, armazenar sua escova de dentes de maneira correta é pare importante do processo de higienização. A escova de dentes faz parte do nosso arsenal de higiene, cuidados com a saúde e, por que não, de beleza do dia-a-dia. Por isso é importante conhecer qual a melhor maneira de preservá-la. Cuidando bem da sua escova de dentes você estará também cuidando da sua saúde.
O que fazer:
– Após a escovação, 1x ao dia, espirre uma solução antisséptica como aquelas à base de Clorexidina 2% para fazer uma desinfecção. O melhor horário para fazer isso é à noite. Deixe agir por 1 minuto e depois seque muito bem. Não é necessário enxaguar depois de aplicar o antisséptico.
– Seque bem as cerdas da escova após cada escovação, sem fazer movimentos que possam danificá-las.
– Guarde sempre a escova dentro de uma gaveta, ao abrigo do calor ou de ambientes muito úmidos.
– Evite guardar em caixas fechadas para evitar a proliferação de bactérias e fungos.
– Nunca deixe sua escova de dentes em cima da pia do banheiro ou guardada em suportes abertos. Isso leva à contaminação por outras bactérias corporais, inclusive coliformes fecais!
– Assim que as cerdas começarem a ficar mais abertas, troque sua escova por uma nova para evitar agressão aos dentes e gengivas. Em caso de dúvidas consulte seu dentista.
Esse tipo de cuidado é muito importante tanto em termos de eficiência na escovação, como prevenção de doenças que possam vir a ser contraídas por meio da contaminação das cerdas. E vocês em casa, como têm armazenado sua escova?