O que há de novo no tratamento ortodôntico?

Pretendemos neste artigo informar sobre como anda “o estado da arte”, os benefícios que uma boa oclusão (mordida) traz aos pacientes, evolução dos aparelhos ortodônticos e estética do sorriso.

O que há de novo? Os aparelhos continuam iguais aos de antigamente?

A era 3D chegou para a ortodontia através das novas possibilidades de imagens tridimensionais obtidas a partir de tomografias computadorizadas e escaneamentos intra-bucais.

Com essas tecnologias, os planejamentos ortodônticos tornaram-se mais precisos e personalizados às necessidades dos pacientes.

Hoje em dia é possível imprimir aparelhos em impressoras 3D, como os alinhadores invisíveis estéticos, colar os bráquetes de maneira personalizada com um tempo bastante reduzido (15/20 minutos) e construir aparelhos ortopédicos para crianças sem que seja necessário moldar e expor os pacientes que são sensíveis a náusea.

Essas possibilidades de personalizações dos aparelhos aumentam o conforto dos pacientes, promovem com mais eficácia os movimentos dentários desejáveis e diminuem o tempo de tratamento.

Maior precisão, menor tempo de tratamento.

Vale destacar que o avanço tecnológico diminui o tempo de tratamento, mas não diminui o intervalo entre as consultas de aperto do aparelho, que via de regra continuam com uma frequência mensal, com intervalos mínimos de 21 dias entre uma e outra.

Esse intervalo é imposto pela fisiologia, ou seja, é o tempo necessário para que o organismo se reorganize em nível celular e esteja pronto para um novo “ aperto”.

Quais os Benefícios promovidos pelo Tratamento Ortodôntico?

Os benefícios obtidos com a ortodontia são vários, mas para um melhor entendimento por parte dos pacientes, os dividimos 2 tipos: benefícios funcionais e benefícios estéticos.

BENEFÍCIOS FUNCIONAIS:

O correto encaixe dos dentes é condição sine qua non para que o chamado sistema estomatognático (antigamente chamado sistema mastigatório) tenha equilíbrio e função corretas.

A mandíbula (maxilar inferior) é o único osso móvel do crânio. Devido a essa característica, quando um paciente tem os dentes tortos e/ou perdas dentárias, a mandíbula tem que se ajustar numa nova posição para que o maior número de dentes de baixo mordam com os dentes de cima. Esse ajuste é feito através da musculatura facial, através de contrações e estiramentos que movimentam a mandíbula para uma posição mais estável.

Essa condição de ajuste, quando exposta a um longo prazo, frequentemente acarreta em perdas dentárias, perda do sistema de suporte dos dentes (osso e gengiva), quebras de restaurações de forma recorrente, problemas nas articulações da mandíbula ( chamadas ATM – articulações temporo mandibulares), dores de cabeça, ineficiência mastigatória com consequente sobrecarga para o sistema digestório (antigamente chamado sistema digestivo).

Assim, como numa engrenagem, se os “dentes” não estiverem na posição correta, fadigas acontecerão no sistema de suporte devido a impactos de mastigação que teoricamente não foram feitos para aguentar.

Portanto, ter dentes bem alinhados promove boa mastigação, paz muscular, preservação das estruturas de suporte e boa digestão/nutrição. Podemos citar também como benefício funcional, a maior facilidade de higiene, já que dentes tortos são mais difíceis de serem limpos corretamente.

BENEFÍCIOS ESTÉTICOS:

Parafraseando Ruffini (1925) –   “a forma é imagem plástica da função”, podemos afirmar que há muito tempo os protocolos na área de saúde com objetivos estéticos só são alcançados quando devolvem e/ou promovem função adequada.

A ortodontia quando posiciona os dentes de maneira adequada, promove alguns benefícios estéticos importantes:

Modificações faciais e rejuvenescimento– muito embora saibamos que as modificações faciais promovidas pela ortodontia são sempre muito sutis, fato é que elas ocorrem. Pequenas rugas e sulcos ao redor dos lábios podem diminuir dependendo do tipo de problema que o paciente apresentava inicialmente.

Terapia labial – lábios interpostos entre os dentes, hipotônicos (com pouca função), geralmente são sanados com o correto posicionamento dentário e associação com as terapias fonoaudiológicas. Lábios bem posicionados é consequência do tratamento ortodôntico e colaboram muito para estética do sorriso.

Sorriso bonito – um sorriso bonito é o maior benefício social promovido pelo ortodontista. Uma boca bem cuidada e com sorriso bonito passa a impressão de cuidado, elegância e saúde!

Com todos esses benefícios promovidos pelo aparelho ortodôntico, recomendamos que não se deixe para amanhã os dentes que você pode alinhar hoje!

Sempre destaco que não há mais idade ideal para submeter-se ao tratamento ortodôntico, e que pacientes fora da fase de crescimento, adultos e idosos não só podem, como devem deixar seus dentes o quanto antes em oclusão correta!