Toxina Botulinica e Enxaqueca: o que isto tem a ver com dentista?

Você sabia que as dores nos músculos da face que correspondem as Disfunções Temporomandibulares (DTMs) podem piorar suas crises de enxaqueca?

É comum se referir a qualquer dor de cabeça muito forte como enxaqueca, mas há algumas características bem marcantes:

• dor de intensidade moderada a muito forte em apenas 1 dos lados da cabeça
  • piora com atividades físicas rotineiras
  • dor pulsátil
  • pode durar de 4 horas a 3 dias
  • geralmente causa náuseas e aversão a luz (fotofobia)

As pessoas com enxaqueca podem sentir uma piora gradativa, com o passar dos anos, tanto na frequência das crises quanto na intensidade. A qualidade de vida vai piorando também já que, muitas vezes, as crises são incapacitantes e podem até necessitar internação. O que ocorre é que as dores frequentes vão sensibilizando o cérebro e ele passa a espalhar dor para áreas cada vez mais abrangentes do corpo, diferentes da área que antigamente era a fonte de dor. Nesse ponto dizemos que  a dor, que antes era um sintoma apenas se transformou na própria doença em si: a Dor Crônica, nesse caso, Enxaqueca Crônica.

E o que isso tem a ver com meus dentes? O problema é que se a pessoa também tiver dores musculares na face devido ao apertamento dos dentes (bruxismo), o quadro de enxaqueca pode piorar ainda mais. As DTMs dolorosas (dores musculares na face que podem ser consequência do bruxismo) aumentam a frequência  e a intensidade das crises de enxaqueca e também fazem piorar a dor sentida até mesmo no couro cabeludo (consequência da enxaqueca).

O tratamento da enxaqueca deve ser feito com um neurologista, mas é extremamente importante que o dentista seja consultado para fazer o tratamento das DTMs que podem estar associadas com a enxaqueca.

Algumas opções de tratamento como placa miorrelaxante e orientações sobre como modificar comportamentos que prejudicam o sono e a saúde são recursos disponíveis para que o dentista consiga ajudar a pessoa com dor. Mas é importante dizer que a toxina botulínica tem desempenhado um papel valioso não só na redução da dor mas principalmente na prevenção da cronificação da dor. Isto é, tão importante quanto melhorar a qualidade de vida diminuindo as dores, é também impedir que elas se espalhem tanto a ponto de virarem uma doença em si.