Higiene Oral
Higiene Oral
A higiene oral deve fazer parte da nossa rotina do dia a dia. Isso, todo mundo já sabe. Mas nem todo mundo sabe exatamente o que e como fazer, de que forma é a melhor forma de realizar a higiene bucal. Aqui vamos esclarecer algumas dúvidas mais básicas, porém, fundamentais para garantir a sua saúde.
Qual escova devemos usar?
O mais indicado, de uma forma geral, é:
- escova com cerdas planas e em grande quantidade
- pontas arredondadas
- ultra macia
- cabo reto
Utilize uma escova macia ou extra macia, escovando no mínimo 3 vezes ao dia após o café da manhã, almoço e jantar. Utilize a escova inclinada em um ângulo de 45º em direção à gengiva , faça movimentos curtos para frente e parar trás em um grupo de 2 a 3 dentes e no final um movimento giratório, como se estivesse “varrendo” da gengiva para o dente, escovar as superfícies externas, internas e a parte de cima de todos os dentes
Existem diferenças nas bordas das escovas e, principalmente, no formato da cabeça. As variações destas são recomendadas para diversos fins, como idade, e da necessidade de cada paciente, como aparelhos ortodônticos (escova ortodôntica) próteses, implantes (escovas interdentais), problemas periodontais.
Por isso, sempre consulte um profissional capacitado para melhor orientá-lo.
Uso do fio dental
Muita gente que sofre de sensibilidade ou sangramento gengival acaba evitando o fio dental por medo de piorar o problema. No entanto, o que ocorre de fato é que a limpeza com fio dental melhora a saúde da gengiva e previne o sangramento.
Uma pergunta comum que os pacientes fazem aos dentistas é “O que devo fazer primeiro: escovar ou passar o fio dental?”. A sequência não faz diferença, desde que você faça os procedimentos corretamente. Escovar e passar o fio são a melhor maneira de remover a placa bacteriana, causadora de cárie dentária nos dentes, e ajudar a manter uma ótima saúde bucal.
Embora a escovação dental remova a placa bacteriana das superfícies dos dentes, ela sozinha não remove toda a placa. A limpeza entre os dentes deve ser realizada todos os dias com fio dental, que remove restos alimentares entre os dentes onde a escova não consegue alcançar. Pessoas com dificuldade de manusear o fio dental podem preferir usar outro tipo de limpador interdental. Se você usa limpadores interdentais, pergunte ao seu dentista como usá-los corretamente para evitar lesões nas gengivas.
Que tipo de fio dental devo usar?
Há dois tipos de fio dental:
- Fio de nylon (Fita)(ou multifilamento)
- Fio PTFE (monofilamento)
Existem no mercado fios dentais de nylon, encerados ou não, com uma grande variedade de sabores. Como esse tipo de fio é composto de muitas fibras de nylon, ele pode, às vezes, rasgar ou desfiar, especialmente se os dentes forem muito juntos. Embora mais caro, o fio de filamento único (PTFE) desliza facilmente entre os dentes, mesmo com pouco espaço, e não se rompe. Usados de maneira adequada os dois tipos de fio removem a placa bacteriana e os resíduos de alimentos.
Quem deve usar o enxaguante?
O uso do enxaguante deve ser indicado pelo cirurgião-dentista, em casos que se façam necessário em pós-operatório, sensibilidade nos dentes ou pacientes que apresentam propensão a cáries. Mas lembre-se, SEMPRE com orientação.
No geral, quem realiza uma boa higiene bucal e passa pelo dentista periodicamente não precisa usar.
Qual é a utilidade do bochecho?
O enxaguante possui ações germicida e bactericida, mas não consegue penetrar nem remover as placas bacterianas nem os restos de alimentos entre os dentes. Por isso, ele é considerado um COMPLEMENTO da higiene feita com a escova de dentes e o fio dental.
É recomendado usar todos os dias?
Normalmente, não. Porém, depende de cada caso. O especialista é quem define a necessidade, o período e a frequência de uso.
Ficou alguma dúvida ainda sobre esse assunto? Escreve aqui do lado, que eu mesmo respondo!
Abs