Clareamento Dental
O clareamento dental é um tratamento odontológico estritamente estético, ou seja, é indicado sempre que há insatisfação com a cor dos dentes.
É bastante seguro, desde que realizado com bons produtos e sempre com o acompanhamento de um cirurgião dentista.
Há dois processos de clareamento dental: caseiro e no consultório odontológico.
O clareamento dental caseiro é feito em casa mas sob indicação e orientação do profissional dentista. Não existe mágica ou qualquer alimento/produto caseiro que clareie os dentes… não tente nada desse tipo!
O clareamento caseiro correto e efetivo, é feito com moldeiras de silicone ou acetato e com géis de peróxido de hidrogênio com concentração baixa, variando entre 3,5 e 20%. De preferência o dentista deve fornecer todo o material para o paciente e orientá-lo quanto ao uso pra que a aplicação seja segura. A aplicação do gel é diária no período do tratamento, devendo variar de 1 a 6 horas por dia, dependendo da concentração do gel.
O clareamento dental feito no consultório odontológico normalmente necessita de duas sessões de cerca de 1 hora. Pode ser realizado com géis de concentração entre 20 e 38%, porém necessita de cuidados extras como proteção das gengivas e mucosas para não haver queimaduras.
Atualmente não recomendamos mais o uso de qualquer fonte de luz (como o laser, por exemplo) para a ativação do gel clareador devido ao possível agravamento da sensibilidade dentária durante e após o tratamento.
Todas as pessoas podem ser submetidas ao tratamento de clareamento dental, entretanto é imprescindível que o dentista faça o diagnóstico pois existem determinadas situações como, por exemplo, sensibilidade dentinária e manchamento dos dentes por Tetraciclina – um tipo de antibiótico- que podem levar à contraindicação do tratamento. O diagnóstico também é de suma importância para que seja recomendada a melhor prescrição para cada caso.
Adolescentes podem ser submetidos ao clareamento desde que já tenham os dentes totalmente erupcionados, o que ocorre por volta de 14 a 16 anos de idade.
O gel clareador age nos dentes liberando oxigênio e removendo as manchas, o que altera a cor dos dentes.
Entretanto é impossível prever qual será a cor final dos dentes já que depende da resposta de cada organismo. A duração de um tratamento de clareamento gira em torno de 2 a 5 anos.
É recomendável que durante o tratamento sejam evitados alimentos que possam corar os dentes como café, vinho tinto, molho de tomate e beterraba, entre outros. Além disso, é preciso saber que o gel clareador age somente sobre os dentes e nunca sobre restaurações já presentes. Portanto é comum a troca das restaurações de resina após o tratamento com géis clareadores.
É normal que os dentes fiquem um pouco mais sensíveis durante o tratamento, mas sinais como choques frequentes ou por período prolongado após o tratamento devem ser informados ao seu dentista.
Na Porciúncula Odontologia realizamos as duas maneiras de clareamento (caseiro e no consultório). Se você tiver alguma dúvida, escreve aqui do lado, que eu mesma respondo para você!