Por que o bruxismo causa dor de cabeça?
O bruxismo é considerado um distúrbio do sono caracterizado pelo ranger ou apertar dos dentes em movimentos involuntários da mandíbula enquanto a pessoa dorme. É considerado uma atividade parafuncional, ou seja, um hábito que ultrapassa as atividades fisiológicas ou funcionais – mastigação, deglutição e fala – realizado sem percepção por parte do paciente.
As causas do bruxismo ainda não estão completamente esclarecidas, mas a literatura científica sugere que ele está ligado a distúrbios neurofisiológicos envolvendo o sono, fatores sociais e alterações emocionais como a ansiedade. Também pode ser ocasionado por alguns medicamentos, dentre eles, determinados tipos de antidepressivos, anfetaminas, entre outros.
Sintomas
Ao exercer o bruxismo durante o sono, alguns músculos mastigatórios são bastante solicitados e “exercitados” através dos movimentos de ranger ou de simplesmente apertar os dentes. O ranger solicita a musculatura quando ela deveria estar descansando e o apertamento gera uma contração prolongada, ocasionando diminuição do aporte sanguíneo e concentração de toxinas. O resultado disso muitas vezes é a dor. Ela ocorre, portanto, devido à fadiga muscular. Entretanto, é importante destacar que muitas pessoas que exercem bruxismo não apresentam sintomas dolorosos.
Um dos músculos bastante solicitados durante o bruxismo, denominado Temporal, se estende pela lateral do crânio podendo gerar dor, sentida como dor de cabeça devido à localização desse músculo. Quando movimentos de fechamento da boca, rangimento dos dentes ou apertamento dos mesmos são exercidos, o músculo Temporal é acionado e se contrai. Outro músculo mastigatório frequentemente solicitado nesses eventos é o músculo Masseter, que age elevando a mandíbula. Quando muito tensos, esses músculos podem enviar sinais de dor a distância, por exemplo, para a região da sobrancelha, dentes superiores e inferiores (nesse caso podendo ser confundido com dor de dente), dor na região da orelha e da própria Articulação Temporomandibular, além de dor no próprio músculo, obviamente.
Cefaléias
As cefaleias ou dores de cabeça que ocorrem em decorrência da tensão muscular são denominadas cefaleias tensionais. Entretanto, é importante saber que também pode haver coexistência de dores musculares provenientes desses músculos fatigados com cefaleias denominadas primárias, como a enxaqueca, para citar apenas um exemplo. Nesse caso há necessidade do tratamento odontológico em conjunto com o neurológico, já que esse tipo de dor de cabeça não compete ao cirurgião dentista tratar.
Por isso, antes de realizar qualquer intervenção odontológica invasiva como tratamentos de canal, tratamentos ortodônticos (aparelhos), cirurgias e até mesmo restaurações, procure um especialista para fazer um diagnóstico diferencial.
Além disso, a dor de cabeça sentida pelo paciente também pode vir de outras musculaturas associadas aos músculos mastigatórios