Benefícios do botox na odontologia.
Conhecido também por toxina botulínica, o “Botox” é uma substância produzida a partir de uma proteína derivada da bactéria Clostridium botulinum. Ele é geralmente indicado para amenizar rugas e linhas de expressão e hoje em dia, é usado também em várias áreas da medicina e odontologia. Hoje vamos falar sobre 4 benefícios desta aplicação na nossa área:
1. Reduz a tensão muscular
Quem sofre com disfunções de ATM (DTM) ou bruxismo, sabe o quanto a tensão muscular excessiva pode ser um problema (apertar ou ranger os dentes, dores musculares na face e no pescoço, dores de cabeça, rigidez no maxilar, dificuldades para abrir e fechar a boca e até o desgaste dos dentes).
Para estes pacientes o “botox” é usado para reduzir a tensão dos músculos da face, reduzindo também a força dessa musculatura.
Isso ajuda a eliminar o atrito entre os dentes, devolvendo qualidade de vida a essas pessoas e evitando que outros problemas orais se desenvolvam.
2. Melhora o sorriso gengival ou assimétrico
Afora as questões de saúde, a toxina botulínica na Odontologia também pode ser usada para fins estéticos. O sorriso gengival e o assimétrico são desses casos.
O sorriso assimétrico, ou torto, pode incomodar muitas pessoas e ser fonte de problemas emocionais, como baixa autoestima.
No sorriso gengival um excesso de gengiva aparece ao sorrir. Com o “botox”, o dentista visa paralisar o músculo responsável por levantar o lábio superior dos dois lados, evitando uma grande exposição da gengiva e tornando o sorriso mais harmônico.
3. É um método reversível
Diferentemente de outros tratamentos odontológicos, o uso da toxina botulínica na Odontologia é totalmente reversível, porque a substância apenas age no organismo entre 4 e 6 meses (dependendo do organismo de cada paciente).
Assim, se por algum motivo você não gostar do resultado do tratamento, é só esperar esse período passar e pronto. Não há a necessidade de se submeter a nenhum outro método mais invasivo.
4. Não é agressivo
A toxina botulínica pode ter muitos usos e, além disso, é um método considerado pouco agressivo, já que apenas promove a paralisação parcial dos músculos indicados para o seu tratamento.
Esse procedimento não envolve o uso de anestesia ou de métodos cirúrgicos, e a recuperação do paciente pós-aplicação é bem rápida e com raros casos de complicações.
Mas lembre-se: para conseguir ter todas essas vantagens do uso da toxina botulínica na odontologia é sempre recomendável buscar um profissional capacitado e com experiência na área. Combinado? A sua SAÚDE vem em primeiro lugar!