Aparelhos Ortodônticos mancham os dentes?
As manchas nos dentes são classificadas como extrínsecas, quando ocorrem nas camadas mais externas do dente, e intrínsecas, quando ocorrem em camadas mais profundas e internas dos dentes.
As manchas intrínsecas são ocasionadas por algum distúrbio durante a formação do germe dental em idades precoces (antes dos 6 anos de idade), e geralmente tem como causa uso de medicamentos de forma inapropriada (tetraciclinas e flúor em excesso) e/ou traumas.
As manchas extrínsecas são manchas mais superficiais, geralmente ocasionadas por corantes nos alimentos como chá, vinho, café, chocolates, e também pelo mal habito do tabagismo.
Respondendo a dúvida recorrente sobre os aparelhos ortodônticos e possíveis manchamentos dentários, afirmo que não há motivos para preocupação. O que ocorre durante o período do tratamento ortodôntico é um manchamento dos cimentos e adesivos utilizados para a fixação dos aparelhos, sejam eles os bráquetes ou bandas (anéis). Esses cimentos, que são resinosos ou inoméricos, absorvem o pigmento dos alimentos e quando da remoção dos dispositivos, ao final do tratamento, basta que seja feita uma boa profilaxia seguida de polimento da superfície do dente, para que todas essas manchas extrínsecas sejam facilmente removidas.
É importante informar também que durante a ortodontia, a colonização bacteriana na boca aumenta consideravelmente, e a higiene se for negligenciada, torna o paciente vulnerável a ocorrência de lesões cárie.
A cárie quando ativa apresenta-se como manchas esbranquiçadas no esmalte e quando paralisadas apresentam-se escurecidas, amarronzadas.
Por isso nunca é demais ressaltar que uma boa técnica de escovação, usando sempre o fio dental e escovas de cerdas macias ou extra-macias, é fundamental para evitar cavitações por baixo do aparelho ortodôntico.
Se este texto não foi suficiente para esclarecer suas dúvidas, escreva aqui do lado ou agende uma avaliação! Será um prazer tê-lo como nosso paciente!