As diferentes especialidades da Odontologia

A Odontologia brasileira conta atualmente com 21 diferentes especialidades que abrangem desde áreas consideradas básicas (como diagnóstico de lesões da boca, por exemplo) até tratamentos mais complexos que envolvem tecnologia. Dentre essas há também algumas práticas denominadas integrativas e complementares à saúde bucal, que são práticas provenientes da Medicina Tradicional e Alternativa ou Complementar, como será explicado mais à frente. Cada vez mais as profissões da área da saúde, como Medicina, Odontologia, Farmácia, Biomedicina, entre outras, estão interseccionando suas zonas de atuação, o que é muito benéfico à população, possibilitando que mais pessoas tenham acesso à tratamentos pelas mãos de diferentes profissionais.

Vamos conhecer abaixo o que faz cada especialidade da Odontologia:

  1. PERIODONTIA:

cuida da prevenção e tratamento das doenças da gengiva (como gengivite e periodontite), mantendo saudável o sistema de suporte dos dentes. A prevenção é feita pela limpeza periódica dos dentes e os tratamentos vão de raspagens para remoção de tártaro até cirurgias que reconstroem a função perdida e repõem quantidades de gengiva em áreas com retrações. É a especialidade considerada o pilar de todo tratamento na Odontologia.

  1. DENTÍSTICA:

atua na restauração dental e na estética. Reabilita dentes comprometidos por cáries, fraturas, erosão ácida ou outros fenômenos que promovam abrasão. Com foco na estética é a especialidade que abarca clareamentos dentais, restaurações com resinas e facetas.

  1. ORTODONTIA:

atua no alinhamento dos dentes através de aparelhos corretivos fixos ou móveis, promovendo a melhor oclusão (encaixe correto dos dentes) possível para cada pessoa.

  1. ORTOPEDIA FUNCIONAL DOS MAXILARES:

especialidade que visa manejar / influenciar o crescimento ósseo e muscular de maneira favorável.

  1. CIRURGIA E TRAUMATOLOGIA BUCO-MAXILO-FACIAIS:

trata, cirurgicamente, as fraturas e lesões que acometem dentes e face. As cirurgias de maior porte, feitas em ambiente hospitalar, também são responsabilidade dessa especialidade.

  1. IMPLANTODONTIA:

é a especialidade que trabalha repondo dentes perdidos através de um dispositivo (o implante) que substitui a raiz dos dentes. Pode se prestar à implantação de apenas 1 elemento, como também reconstruir a boca toda, devolvendo ao paciente uma nova dentição completa que é capaz de desempenhar as funções normalmente.

  1. PRÓTESE BUCO-MAXILO-FACIAL:

cuida da devolução de dentes perdidos parcial ou totalmente, repondo partes de dentes ou, em associação com a implantodontia, devolvendo elementos inteiros. Reestabelece a mordida do paciente, contribuindo para o desempenho de funções como a fala, mastigação e deglutição e também para o equilíbrio do sistema dentes-músculos e articulação (ATM).

  1. DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR E DOR OROFACIAL:

atua no diagnóstico e tratamento das dores e desequilíbrios que envolvem músculos e a articulação (ATM), além de estruturas associadas. Atua também no aconselhamento e acompanhamento do paciente sobre como ter mais controle sobre o stress e, portanto, mais qualidade de vida.

  1. RADIOLOGIA ODONTOLÓGICA E IMAGINOLOGIA:

produz imagens (radiografias, tomografias computadorizadas e ressonâncias magnéticas, entre outras) das estruturas buco-maxilo-faciais com o objetivo de diagnóstico, acompanhamento e documentação de casos.

  1. ODONTOPEDIATRIA:

cuida do diagnóstico, prevenção, tratamento e controle dos problemas da saúde bucal do bebê, da criança e do adolescente. Atua também na educação dos pais e da criança em relação à saúde, contribuindo para que sejam evitados problemas futuros.

  1. ODONTOLOGIA PARA PACIENTES COM NECESSIDADES ESPECIAIS:

cuida de forma capacitada dos pacientes portadores de síndromes, como a Síndrome de Down e o autismo, mas não só. Também atua cuidando de pacientes que estejam temporariamente ou permanetemente incapacitados em nível ambulatorial, hospitalar e domiciliar.

  1. ENDODONTIA:

diagnostica e trata as desordens relacionadas aos canais dos dentes (parte viva e sensível dos dentes).

  1. ESTOMATOLOGIA:

especialidade responsável por identificar doenças e lesões bucais ou doenças sistêmicas que tem manifestações bucais. Também atua na prevenção e diagnóstico precoce do câncer bucal.

  1. PATOLOGIA ORAL E MAXILO FACIAL:

estuda as características das doenças que ocorrem na cavidade bucal, em ambiente laboratorial.

  1. ACUPUNTURA:

atua no equilíbrio do paciente de forma global, auxiliando em estados de medo e ansiedade frente ao tratamento odontológico, mas também liberando substâncias anti-inflamatórias, antialérgicas, analgésicas entre outras, contribuindo não só para a resolução de problemas locais bem como melhor qualidade de vida.

  1. HOMEOPATIA:

atua no diagnóstico, prevenção e tratamento das doenças sob a óptica homeopática, utilizando os medicamento próprios para fazer essa abordagem.

  1. ODONTOGERIATRIA:

tem como foco a promoção de saúde, diagnóstico e tratamento das doenças bucais em idosos, bem como estuda a repercussão do envelhecimento na boca e estruturas associadas.

  1. ODONTOLOGIA DO ESPORTE:

especialidade que cuida, previne e trata as doenças da cavidade bucal, fraturas e outras situações que podem influenciar negativamente no desempenho de atletas.

  1. ODONTOLOGIA DO TRABALHO:

 tem por objetivo harmonizar o ambiente de trabalho e a preservação da saúde do dentista, orientando sobre ergonomia e higiene no trabalho, realizando exames odontológicos para fins trabalhistas, prevenindo acidentes de trabalho, entre outras atividades.

  1. ODONTOLOGIA LEGAL:

atua na análise, perícia e avaliação de eventos relacionados com a área de atuação do dentista. Algumas atuações dessa especialidade são: identificação humana, elaboração de laudos, perícia em foro civil, criminal e trabalhista, dentre muitas outras.

  1. SAÚDE COLETIVA:

organiza, planeja e executa sistemas de saúde dirigidos à grupos populacionais, com ênfase na promoção de saúde coletiva e da família. Atua no gerenciamento e administração em saúde pública, Vigilância Sanitária, controle de doenças e educação em Saúde Pública.