Botox e Bruxismo
BOTOX ® E BRUXISMO: O QUE EU PRECISO SABER?
Dores de cabeça frequentes; dores na face; sensibilidade ou dor nos dentes; desgastes dentários muitas vezes acentuados; fraturas e perdas dentárias; disfunções envolvendo a articulação da boca; rigidez mandibular ao acordar ou dores ao abrir a boca; aumento de volume dos músculos da face (músculos mastigatórios); dores de ouvido (sem causas otorrinolaringológicas); má qualidade do sono; sonolência diurna; dificuldade para comer, falar ou cantar; dores na região cervical dentre outros são os indícios da ocorrência do bruxismo.
Diante da presença de um ou vários desses sintomas, conclusão certa é de que a qualidade de vida da pessoa portadora de bruxismo é muito prejudicada!
Os recursos terapêuticos mais conhecidos passam por um tratamento que visa a redução dos danos já causados ou danos potenciais, como o uso de placa miorrelaxante ou estabilizadora, associado com mudanças comportamentais, orientações sobre controle do estresse e ansiedade, higiene do sono (como comentado em outro artigo), técnicas de relaxamento específicas e até medicamentos. Também pode ser necessária alguma intervenção odontológica específica para reparar injúrias dentárias, remover fontes de dor ou ajudar no equilíbrio do sistema dente – músculo – articulação (ATM).
Além de todas essas possibilidades terapêuticas, na Odontologia está disponível também o uso da proteína botulínica ou toxina botulínica. Mais conhecida como Botox ®, apenas uma das marcas comerciais dessa substância, a proteína botulínica exerce um papel coadjuvante bastante importante no tratamento do bruxismo. Para pessoas que não obtiveram sucesso com outros tipos de tratamento, essa pode ser uma opção segura e que traz muito alívio.
O protocolo de aplicação do Botox ® para pacientes bruxistas é feito nos músculos da mastigação com o objetivo de reduzir a força dessa musculatura, que é a musculatura ativa durante o apertamento (seja diurno ou noturno) dos dentes. A paralisia dos músculos não ocorre e é indesejada já que esses músculos desempenham importantes funções no dia-a-dia como comer e falar. Mas uma redução da força já é suficiente para que a pressão gerada pelo apertamento dos dentes seja muito reduzida e os sintomas de dor sejam muito abrandados ou totalmente resolvidos. Consequentemente desgastes dentários, caso estejam ocorrendo, se darão com muito menor intensidade e dores ao abrir a boca (principalmente pela manhã) serão bastante aliviadas.
Com a oportunidade da musculatura descansar durante o sono ao invés de ficar “trabalhando”a noite toda, não só a dor é reduzida como a qualidade do sono melhora. Isso contribui inclusive para saúde geral, já que o sono reparador é um fator de revitalização do nosso corpo e mente.
As dores de cabeça podem ficar muito mais amenas ou até mesmo inexistentes após o protocolo com a toxina botulínica já que é reduzida a força de um músculo que fica bem na região das têmporas ( um dos músculos da mastigação), local de frequente queixa de dor de cabeça. Podem ser adicionados outros protocolos envolvendo a região cervical e a região da fronte também com intuito de melhora das dores de cabeça, após correto diagnóstico.
Além disso, pessoas que acabam tendo a musculatura facial muito desenvolvida devido ao apertamento e ficando com o rosto “quadrado” podem voltar a ter um perfil mais “afinado” com o uso da toxina, contribuindo até mesmo para a melhora da auto estima.
Todos os sintomas citados acima são melhorados de forma direta ou indireta, contribuindo para o bem estar geral. Porque qualidade de vida é viver sem dor e com um sorriso no rosto!