Como cuidar bem da gengiva
Como cuidar bem da gengiva
A gengiva, juntamente com o osso e os ligamentos dentais, representa o sistema de suporte dos dentes, ou seja, são essas 3 estruturas que seguram os dentes na boca. Por esse motivo devemos prestar atenção na saúde da gengiva e cuidar muito bem dela.
04 sinais de que a gengiva está saudável
A gengiva saudável:
- tem cor rosa pálido
- não tem inchaços
- não tem sangramentos
- não tem presença de pus.
É importante ressaltar que uma gengiva 100% saudável não sangra com o uso do fio dental, portanto, podemos deduzir que o primeiro sinal de algum problema com as gengivas seja o sangramento.
O sangramento gengival: por que ocorre?
O sangramento gengival, seja ocasionado pela escovação ou pelo uso do fio dental, denota inflamação gengival. Para os quadros leves de inflamação, onde apenas a gengiva foi afetada, damos o nome de Gengivite. Nesse caso, apenas uma profilaxia (limpeza dos dentes) e uma melhora na técnica de escovação deve resolver o problema.
Para os casos onde a doença avançou mais, atingindo osso e ligamentos, damos o nome genérico de Doença Periodontal ou Periodontite. Nesses casos o tratamento é uma raspagem periodontal, com ou sem a necessidade de cirurgia.
A Doença Periodontal tem diversos graus e vai se desenvolvendo lentamente (ao longo de anos) sem causar, na grande maioria dos casos, dor. Portanto é preciso estar atento.
Quais são os sinais de inflamação da gengiva?
- Sangramento
- Inchaço
- Vermelhidão
- Presença de tártaro
- Mau hálito
- Presença de pus
- Dor (mais raro)
Por que é necessário fazer a manutenção da gengiva?
A manutenção das gengivas sempre saudáveis previne problemas locais como o aparecimento de recessões (situação em que há exposição das raízes dentais), perda óssea e perda do próprio dente, bem como podem promover o surgimento de alguns tipos de doenças ou agravar doenças já existentes.
Algumas doenças cardíacas como a Endocardite Bacteriana podem surgir a partir de bactérias da boca que caem na corrente sanguínea quando há sangramento gengival ou mesmo durante a escovação. A bactéria se aloja no coração e inicia uma infecção que pode levar a pessoa a óbito. Rins e pulmão são outros dois órgãos bastante acometidos por esse tipo de infecção, entretanto as bactérias podem se alojar em qualquer tecido do nosso corpo. Pacientes hospitalizados que não recebem os devidos cuidados de higiene bucal muito comumente desenvolvem pneumonia.
Com relação ao diabetes já é bem estudado que a falta de controle periodontal leva à um precário controle do diabetes. E o contrário também é verdadeiro, ou seja, a falta de controle do diabetes leva o paciente à uma condição periodontal de perda óssea e muitas infecções gengivais.
Isso é particularmente preocupante no caso desses pacientes já que devido à doença, todo o processo de cicatrização fica prejudicado.
Pacientes com câncer precisam de cuidados periodontais bastante frequentes para que possam passar pelo período de tratamento sem intercorrências. Como se sabe, infecções oportunistas podem acometer o paciente já debilitado pelo câncer e a boca pode ser uma fonte delas.
Por fim, a doença periodontal pode inclusive levar à partos prematuros e bebês com baixo peso ao nascer. Essa associação vêm sendo estudada pela ciência que supõe que algumas substâncias inflamatórias liberadas na corrente sanguínea possam interferir na placenta prejudicando a formação do feto.
E como fazer para manter a gengiva saudável?
03 dicas de como manter a gengiva saudável
Para garantir a saúde gengival:
- Escove os dentes 3x/dia;
- Passe o fio dental logo após cada escovação.
- Visite seu dentista no mínimo a cada 6 meses.
Atenção: pacientes que já tenham quadros mais avançados de Doença Periodontal esse tempo poderá ser reduzido.
Ah, se ficou alguma dúvida sobre esse assunto ou qualquer outro, preenche o formulário aqui ao lado, eu mesma respondo!
Abs