Destrinchando a doença periodontal

Embora tratado com certa normalidade por parte da população, o sangramento da gengiva é um indicativo de inflamação na região, e como tal inspira bastante cuidado. Essa inflamação é um sinal de doenças periodontais, podendo desencadear transtornos tais como halitose, sensibilidade ao mastigar, culminando até em perda de dentes.

Tais doenças caracterizam-se por inflamação e degeneração de tecidos que provem suporte e proteção aos dentes. Uma parte da população apresenta doença periodontal em sua forma mais grave, resultado de maus hábitos no tocante a escovação, uso de fio dental e visitas ao dentista muito espaçadas. Outro agravante é o fato de poderem ser portas de entrada a outras doenças.

O tratamento consiste em remoção da placa bacteriana acumulada, podendo em alguns casos culminar em intervenção cirúrgica para casos onde a gengiva não consiga se recompor como devido. No entanto, como praticamos aqui na Porciúncula, o olhar global e atento às reais causas das doenças é um dos pilares da nossa filosofia e, tendo isso em mente, deixamos o recado para que busque-se sempre a prevenção.

Neste caso, investir alguns minutos caprichando na escovação de dentes e gengiva após todas as refeições e antes de dormir,(utilizando uma escova adequada e quantidade correta de pasta – assuntos que já tratamos aqui em nossas Redes Sociais), além de consultas periódicas ao dentista, são poderosos aliados para manter-se saudável e minimizar os riscos de um futuro tratamento.

Se você tiver alguma dúvida sobre sinais e tratamentos de doenças na gengiva, preencha o formulário aqui do lado, eu mesma respondo.

😉