Qual a diferença entre o tratamento ortodôntico no adulto e no jovem?

Primeiramente gostaria de informa-los que o paciente é considerado adulto, na ortodontia, quando já findou o crescimento crânio facial. Nas mulheres seria 1 ano após a primeira menstruação, e nos homens existe grande variância, podendo ser entre 17 e 22 anos de idade.

Basicamente a diferença no tratamento do jovem em relação ao adulto, é que no jovem o ortodontista tem alguma possibilidade de manejo ósseo (ortopedia), isto é, com o paciente em fase de crescimento, existe a possibilidade de se tentar através de aparelhos ortopédicos influenciar o crescimento ósseo. 

Então quer dizer que no adulto ainda é possível colocar aparelhos? Sim!

A longevidade humana aumentou muito nos últimos 50 anos devido aos grandes avanços da área médica. Hoje as pessoas vivem por mais tempo com qualidade de vida. Há estudos que prospectam a possibilidade do ser humano passar a viver mais de 100 anos com frequência, a partir das próximas décadas.

É exatamente por conta desse aumento nos anos de vida que os protocolos ortodônticos para os adultos evoluíram. Aparelhos estéticos fixos e móveis em adultos são rotina nos consultórios ortodônticos hoje em dia.

Tratamentos que visam a correção da arcada dentária previamente a colocação de implantes e próteses faz parte dosprotocolos mais modernos de reabilitação oral. O conceito mais atual é o de que não fazer a ortodontia previamente a implantes e próteses,  significa perpetuar uma posição dentária errada. Dentes em posicionamento incorreto frequentemente tendem a “ fadigar” no longo prazo, e muitas vezes são perdidos.

Os dentes se movimentam em qualquer idade?

Respondendo a pergunta “ ao pé da letra” devo informar que existem 2 tipos de movimentação dentária. Uma é movimentação que ocorre fisiologicamente, através do “ uso dos dentes”, isto é, conforme vão desgastando, os dentes vão se movendo para que continuem mordendo com o antagonista. Essa movimentação é natural, e sem ela os dentes deixariam de ocluir (morder)  ao longo do tempo.

A outra movimentação é chamada movimentação mecânica ou ortodôntica, realizada através do uso de aparelhos. Neste tipo de movimentação, o aparelho ortodôntico provoca alterações no sistema de suporte dos dentes (osso, ligamentos periodontais e gengiva). Nas áreas em que o aparelho pressiona os ligamentos periodontais, o osso será reabsorvido pelo organismo. E nas áreas onde o aparelho tensiona os ligamentos periodontais, o osso será formado. Dessa maneira, tirando osso de um lado e formando osso de outro é que os dentes se movimentam.

Em nível celular, células especificas irão migrar através do sangue para as áreas pressionadas e tensionadas, e lá se diferenciarão em células de reabsorção ou de formação óssea. Este processo pode ocorrer em qualquer idade.

Os dentes se movimentam nos adultos como movimentam nos jovens?

A movimentação ortodôntica no adulto difere do jovem somente nas fases iniciais do tratamento, nas primeiras 4 semanas.

Por que ocorre essa diferença?

Essa pequena diferença ocorre porque o metabolismo no adulto é menos acelerado que no jovem, ou seja, nos adultos a população de células específicas é menor e o tempo que essas células demoram para chegar até as áreas pressionadas/tensionadas pelo aparelho é maior.

No entanto, a partir de 4 semanas de tratamento, estudos recentes mostram que a movimentação ortodôntica no adulto se equipara a dos jovens, e isso ocorre porque após este período, as células específicas não mais precisarão migrar pois já estarão lá no sistema de suporte quando ocorrer a próxima ativação do aparelho.

Dentro deste contexto, aproveito para informa-los que o que faz os dentes se movimentarem mais rapidamente são as forças leves, também chamadas de forças biológicas.

E por que são as forças leves?

Porque forças pesadas “esmagam” os vasos sanguíneos e impedem que as células especificas cheguem na região que fora pressionada fortemente, e dessa forma o início do processo de reabsorção óssea necessário para que o dente se movimente demora para acontecer.

O processo biológico de movimentação dentária deve ser respeitado. A migração celular tem seu tempo para ocorrer, e é por isso que raramente o aparelho deve ser ativado em intervalos menores do que 21 dias.

Dessa maneira,  à luz dos conhecimentos atuais, é possível afirmar que  a idade não é contraindicação para o tratamento ortodôntico e que as primeiras 4 semanas de lentidão na migração celular nos adultos não são suficientes para dizermos que o tratamentos nestes são mais demorados do que em jovens.

Se quiser saber um pouco mais sobre coo pode ser seu tratamento ortodôntico, acesse este outro artigo: 

http://www.podonto.com.br/emfoco/padrao-de-crescimento-facial-saiba-qual-e-o-seu

Boa leitura! 😉