Alta taxa de renovação celular na gengiva


Você sabia que a gengiva é o tecido do corpo humano com um dos mais altos índices de renovação celular? Ou seja, a velocidade com que o tecido “velho” é substituído por um “novo” tecido varia de 1 a 6 dias apenas. Isso ocorre em uma porção da gengiva que não conseguimos enxergar do lado externo da boca – é uma região gengival mais interna.


A cada 24 horas novas células são produzidas e as células “velhas” são descamadas. Isso ocorre como um mecanismo de autolimpeza: uma proteção inteligente do nosso corpo que faz essa renovação constante para permitir que bactérias que tenham conseguido acesso à essa porção mais interna não consigam causar danos ou avançar em direção a tecidos mais nobres como o osso, por exemplo. Esse processo também permite uma reparação imediata de pequenas áreas que possam já ter sido lesadas.


Áreas mais externas da gengiva, aquelas que conseguimos visualizar quando olhamos no espelho, completam sua renovação total em 10 a 12 dias. A velocidade mais alta na renovação celular ocorre de manhã e a mais baixa à noite. Em casos de gengivite, inflamação inicial da gengiva, essas taxas de renovação celular aumentam ainda mais na tentativa de expulsar as bactérias causadoras da inflamação. Entretanto, se essa situação persiste, esse mecanismo torna-se insuficiente para resolver os danos promovidos. Nesse momento, somente o tratamento adequado pode resolver o problema.


Para manter sua gengiva sadia, procure seu dentista com regularidade.