Mau hálito ao acordar

Para falar deste tema é necessário partirmos do princípio que os dentes e língua foram escovados corretamente, bem como o fio dental passado com eficiência antes da pessoa dormir.

Dito isto, começo a explicação informando que durante o sono, o metabolismo (sistema nervoso autônomo simpático) é, por assim dizer, “desacelerado”. Como consequência, a produção/secreção de saliva diminui consideravelmente.

Sem a saliva, o processo de decomposição de microscópicos restos alimentares e celulares são intensificados pelas bactérias da flora bucal. É devido a este processo de fermentação de restos celulares/alimentos que acordamos com “mau hálito”.

No contexto deste tema, vale destacar uma curiosidade interessante:

As células da gengiva são 100% renovadas a cada 7 dias!


E esta característica lança diariamente na cavidade bucal milhares de “células mortas”.

A escassez de saliva durante o sono reforça a importância de uma excelente escovação antes de dormir, sendo esta, considerada por nós como a mais importante e a que devemos “caprichar” ainda mais.

A descamação de células da gengiva é um processo fisiológico e, portanto, normal. Porém, caso observe alguma lesão, dor ou sangramento, recomendamos a imediata avaliação de um dentista. Já falamos em posts anteriores sobre as causas do mau hálito, bem como a importância da escovação e uso do fio dental. Para mais informações sobre o tema, clique aqui.

Até o próximo post!