Como identificar a perda óssea

O que é perda óssea?

Você sabia que o descuido com os dentes pode causar problemas que afetam o osso que sustenta o dente e ainda prejudicar muito a estética?

A perda óssea é um grave problema odontológico e é causada pela má higiene bucal. O acúmulo de placa bacteriana sobre os dentes e gengiva causa uma inflamação, que, por sua vez, leva à perda de osso ao redor dos dentes deixando- os moles. Ela afeta 3 estruturas importantes para a longevidade do dentes: a gengiva, os ligamentos ( que unem o dente ao osso e à gengiva) e o próprio osso. Além disso, a perda óssea é irreversível ainda que tenha ocorrido de forma leve, ou seja, o osso perdido não pode ser recuperado mesmo após o tratamento.

Quem pode ter perda óssea?

Qualquer pessoa que não cuide adequadamente dos seus dentes pode apresentar perda óssea, independente da idade. O desenvolvimento da doença que resulta em perda óssea – a Doença Periodontal (DP) – ocorre de forma lenta e gradual na maior parte das vezes, e sem causar dor.

Algumas pessoas estão mais susceptíveis à DP, e consequentemente à perda óssea,  como os diabéticos.

Como identificar?

Os sinais de que sua gengiva (e todo sistema de suporte dos dentes) não vai bem são os seguintes:

• Sangramento gengival ao escovar os dentes, passar fio dental ou comer alimentos mais duros
  • Sangramento gengival espontâneo
  • Inchaço e vermelhidão na gengiva
  • Mau hálito
  • Exposição da raiz dos dentes (retração da gengiva, com ou sem sensibilidade)
  • Mobilidade dentária
  • Dor na gengiva (raramente): normalmente quando há presença de pus
  • Dor de dente: quando está também associado à problemas de canal

Quais as consequências da perda óssea?

Apenas no estágio inicial, quando ainda não ocorreu perda óssea, a DP é totalmente reversível com o tratamento. Nesse estágio chamamos de Gengivite.

À partir do momento em que houve perda de osso devido ao progresso da doença e falta de tratamento, a DP começa a deixar sequelas como:

• “Buracos”entre um dente e outro chamados de black spaces
  • Raízes aparentes prejudicando a estética, já que deixa os dentes alongados, e podendo deixá-los susceptíveis à sensibilidade.
  • Maior chance de cáries devido à exposição das raízes
  • Possibilidade de desenvolver outras infecções não só na boca, mas também em outros órgãos como coração e pulmão devido ao grande número de bactérias que caem na corrente sanguínea.
  • Maior dificuldade para uma escovação eficiente, muitas vezes perpetuando o ciclo: escovação deficiente – perda óssea – sequelas – escovação mais difícil e portanto deficiente – perda óssea e assim por diante.

Como tratar?

O tratamento depende da quantidade da perda óssea, do número de dentes envolvidos e da saúde geral do paciente. Para gengivite ou pequenas perdas de osso, uma limpeza nos dentes e orientações sobre a DP e sobre como escovar melhor os dentes pode ser suficiente. Para casos onde o grau de perda óssea é moderado ou severo, uma limpeza mais profunda dos dentes e suas raízes e até mesmo cirurgias podem ser necessárias. Medicamentos como antibióticos também podem ser utilizados.Em alguns casos é possível tentar uma regeneração óssea, mas se a perda ocorreu em toda a volta do dente fica inviável essa tentativa.

Para que o tratamento tenha sucesso é imperativo que o paciente colabore com o dentista aprendendo como escovar melhor seus dentes e comparecendo aos retornos periódicos.

Após o tratamento, toda pessoa que já teve perda óssea deve entrar para um programa de manutenção da saúde bucal que será determinado pelo dentista responsável.

Fique atento ao menor sinal de problema e visite seu dentista regularmente!