Contenção Ortodôntica

“Por quanto tempo terei de usar a contenção ortodôntica (aquela barrinha que fica atrás dos dentes)?”

Essa é uma pergunta bastante recorrente aqui na clínica, não só por parte dos pacientes como também pelos colegas dentistas.

A luz dos conhecimentos atuais da ortodontia, o protocolo de uso das contenções se apoia em 2 pilares:

1)   quem está vivo está mudando;

2)   no nível de exigência estética

É inexorável de quem está vivo envelhecer.

A ortodontia contemporânea reconhece que a maturação do indivíduo transgride a forma das arcadas dentárias construída pelo tratamento ortodôntico, e o envelhecimento a degenera.

Depois de um frase tão rude, acredito que vocês irão enxergar com outros olhos o fato de ter que usar aquela barrinha, colada pelo lado de dentro dos dentes, por um looooongo período.  Afinal esse simples dispositivo de contenção tem grande efetividade contra as rugas da boca, que se apresentam geralmente por dentes tortos e “encavalados”. Aposto que se houvesse uma barrinha para conter o “ pé de galinha” a aceitação seria enorme não é mesmo?

Somado a isso tudo,  se colocarmos nesse contexto que você terá que se alimentar, tomar banho, vestir-se, trabalhar, dormir e acordar para sempre, o uso da barrinha sem esforço nenhum torna-se um dos menores “sacrifícios” da sua vida. 

Quer dizer então que tenho que usar a barrinha para sempre?!! 

A resposta ideal é NÃO….só enquanto você quiser que seus dentes fiquem bem alinhados! 😉

Aproveitando o post de esclarecimento, informo que a tal barrinha causa tártaro, e por isso os controles de pós tratamento para que o seu ortodontista possa higienizá-la tornam-se condição sine qua non para sucesso do protocolo.