Escova interdental substitui o fio dental?
Existem diversos acessórios de que podemos lançar mão para complementar uma boa escovação, além da escova de dentes e do fio dental.
Como já sabido, devemos, após as principais refeições, fazer a higiene bucal escovando os dentes de 2 a 3 minutos e em seguida usar o fio dental para remover a placa bacteriana entre os dentes. Mas será que é possível substituir o fio dental pela escova interdental?
Esse tipo de escova é normalmente composto por um cabo anatômico (longo ou curto) e a cabeça da escova é composta por um tufo de cerdas finas. A cabeça da escova encaixa-se no cabo e deve ser descartada logo após o uso. Há dois principais formatos para a cabeça da escova como o cilíndrico e o piramidal, com diversos tamanhos e diâmetros para cada um deles.
Esse tipo de escova se presta à limpeza de áreas com grande espaço entre os dentes devido à perdas ósseas, em regiões que receberam próteses ou em regiões de difícil acesso e para pacientes que esteja sob tratamento ortodôntico. Deve ser inserida com cuidado, selecionando o tamanho mais adequado que penetre no espaço interdental sem lesar a gengiva. É um complemento importante para os casos citados acima, mas para dentes saudáveis, onde não há espaço suficiente, o mais indicado é o uso do fio dental.
Para saber o melhor tipo e o tamanho adequado para o seu caso, peça sempre a orientação para o seu dentista.