Implantes: antes ou depois do aparelho ortodôntico?
A ortodontia previamente aos implantes dentários é prática comum no protocolo de reabilitação oral contemporâneo. Hoje, a ciência sabe que a colocação de implantes e próteses em uma arcada dentária previamente alinhada aumenta a longevidade das peças protéticas (visto que as forças axiais de mordida passam a ser corretamente distribuídas), melhora o prognóstico de médio e longo prazo, melhora a efetividade mastigatória e também a estética final.
É muito comum os pacientes acharem que já não têm mais idade para colocação de aparelhos ortodônticos. E não é raro ficarem bastante surpresos quando chegam em nossa clínica visando a colocação dos implantes e próteses, e saem da consulta com um pedido de documentação ortodôntica em mãos.
Até “ontem” (leia-se 10 a 15 anos atrás) a odontologia não propunha o alinhamento dos dentes previamente à colocação de próteses e implantes. Hoje em dia, este protocolo de reabilitação evoluiu, assim como os dispositivos e técnicas ortodônticas.
Com o melhoramento das ligas dos arcos de nivelamento ortodônticos, com fios de níquel-titânio termoativados e aço inoxidável, somados à diminuição do atrito no dispositivo ortodôntico com o advento dos aparelhos autoligados, o tempo de tratamento tornou-se consideravelmente menor. Além disso, dispositivos de ancoragem chamados de minimplantes ortodônticos aumentaram as possibilidades de movimentação no indivíduo adulto, que antes só eram conseguidas através de cirurgias.
Arcos de Nivelamento
Aparelhos Autoligados
Minimplantes Ortodônticos – Novas Possibilidades
Conclusão: implantes sempre devem ser feitos após a Ortodontia
Assim o protocolo atual recomenda uma consulta com um ortodontista antes de ser realizado qualquer implante dentário, visto que, uma vez colocado o pino, este nunca mais se movimentará, perpetuando eventuais posicionamentos dentários errados.