Mitos e verdades sobre a proteína botulínica
A fim de esclarecer algumas confusões acerca desse tema tão atual que é o tratamento com a proteína botulínica resolvemos escrever esse artigo.
Justamente por este assunto estar em evidência, muitas informações são lançadas na mídia e grande parte, infelizmente, sem critérios de confiabilidade. Ou então permitindo conclusões não necessariamente verdadeiras por parte do público leigo devido à falta de cuidado ao expor as informações.
Antes de mais nada aproveitamos para elucidar que proteína botulínica é exatamente o mesmo que toxina botulínica. Existem algumas marcas comerciais desse produto, sendo a mais conhecida o Botox®.
Para esclarecer, vamos conhecer alguns mitos e verdades à respeito da proteína botulínica:
1.Proteína Botulína tira ruga
MENTIRA: As rugas ou marcas de expressão encontram-se na pele. A proteína botulínica tem a função de relaxar a porção do músculo onde foi aplicada, que geralmente está com excesso de força ou tensão. Como a pele está conectada aos músculos, a suavização das rugas é uma consequência natural do relaxamento muscular.
Rugas que são visíveis mesmo sem a pessoa estar fazendo nenhum tipo de “mímica” não desaparecerão, apenas serão suavizadas. Rugas que surgem apenas durante a mímica tem chance de sumir.
2. O efeito é imediato
MENTIRA: A proteína botulínica pode demorar de 4 até 14 dias para iniciar o efeito.
3. O efeito é temporário
VERDADEIRO: 3 a 6 meses é a média de duração do efeito dessa substância no nosso organismo. Pessoas que praticam atividade física com regularidade e atletas normalmente têm o tempo de duração diminuído.
4. Posso ficar com deformidade no rosto por causa da aplicação
MENTIRA: Somente será ocasionada uma deformidade TEMPORÁRIA caso a proteína botulínica seja aplicada em um músculo não desejado ou caso ela se espalhe para longe do local de aplicação, o que é evitado seguindo as recomendações que lhe forem dadas após a aplicação.
5. Posso ter alergia?
VERDADE: Apesar de pouco frequente, algumas pessoas podem desenvolver reação alérgica devido aos componentes e conservantes da fórmula do produto.
Agora que você já conhece mais sobre a proteína botulínica, se desejar fazer um tratamento, procure por um bom profissional e não simplesmente pelo menor preço. Muitos problemas podem ser evitados quando nos preocupamos com a qualidade de um tratamento.