O açúcar e a qualidade da saliva.

A saliva é um dos principais mecanismos de proteção contra a #cárie dentária, devido a sua capacidade de depositar sais minerais sobre o #esmalte. Para que esse mecanismo seja efetivo, o PH bucal deve estar em torno de 7.0 (neutro).

Os #açúcares ingeridos na dieta produzem ácidos que vão diminuir o PH bucal e predispor a desmineralização do esmalte. O mecanismo que o organismo tem para neutralizar essa #acidez é exatamente através da saliva, que contribui para remoção dos açúcares e das partículas dos alimentos.

A quantidade e frequência de açúcares presentes na cavidade bucal são as variáveis determinantes para a formação ou não de lesões cariosas. Portanto, quanto maior a quantidade e a frequência de ingestão dos açúcares, menor será a capacidade da saliva reverter o processo.

Então quer dizer que não posso comer #açúcar? Sim você pode, mas nossas recomendações são para que não seja frequente e jamais em grandes quantidades. Lembramos também que a ingestão do açúcar nos intervalos das #refeições deve ser evitada ao máximo, visto que o processo de neutralização por parte da saliva ocorre lentamente.

Você ingere açúcar com qual frequência?