O que não fazer durante o Tratamento Ortodôntico


Durante o tratamento ortodôntico alguns cuidados e mudança de habito são necessários para que intercorrências sejam evitadas. Separamos abaixo as questões que devemos ficar atentos:

ALIMENTAÇÃO

O que não comer durante a Ortodontia

O que solta o dispositivo ortodôntico na maioria das vezes é a alimentação. A resina que prende o braquete (quadradinho prateado) ao dente tem resistência contra a tração, porém não tem contra o movimento de torção (figura 1).

Figura 1 – as setas azuis representam alimentos duros e crocantes trombando no fio de nivelamento durante a mastigação, gerando um binário de torção (seta amarela) que acaba por soltar o braquete.

Vale destacar que no início do tratamento os fios de nivelamento geralmente encontram-se bastante tensionados (figura 2) e este fator, somado a uma alimentação inadequada, pode colaborar ainda mais para quebras no aparelho.

Figura 2 – arco de nivelamento inferior bastante tensionado no início do tratamento.

Por isso evite alimentos duros e crocantes como pipoca, amendoim, pé de moleque, azeitonas e oleaginosas. Evite também morder diretamente lanches, maçãs, peras, biscoitos e etc. Prefira sempre cortar em pedaços menores com as mãos ou garfo e faca. Alimentos pegajosos como chicletes, queijos, balas caramelizadas também devem ser evitados.

Figura 3 – alimentos não recomendados durante a Ortodontia.


Dentes Sensíveis e Doloridos

Ao fazer a instalação ou manutenção (aperto) do aparelho ortodôntico, os dentes ficarão doloridos por um tempo médio de 72 horas. É comum que os dentes que estejam sendo mais movimentados doam mais do que os outros que não estão sendo muito exigidos pelo aparelho. Durante este período evite alimentos duros e pegajosos. Opte pelos mais leves e moles que não precisam de muita mastigação, como sopas, caldos, sorvetes, purês, omeletes e saladas de fruta.

HIGIENIZAÇÃO E ESCOVAÇÃO

A correta escovação dentária é primordial para que se tenha não só uma boa saúde bucal, mas principalmente uma boa saúde geral. Nos pacientes ortodônticos, devido o aparelho provocar maior retenção de alimentos, a proliferação bacteriana torna-se muito maior. Sendo assim, quem usa aparelho não deve negligenciar jamais a escovação e de quebra ainda deve aprimorar ao máximo a técnica junto com o seu dentista, aprendendo como fazer o uso correto do fio dental, escova, enxaguatórios, escovas interdentais e etc.


Fio Dental

Deve ser passado no mínimo 3x/dia, sendo a noturna (antes de dormir) a mais caprichada, visto que durante o sono o metabolismo diminui e as bactérias aumentam muito (vide post Mau Hálito ao Acordar). O fio dental é o único dispositivo que consegue fazer a higiene correta da placa subgengival e NUNCA deve ser substituído por enxaguatórios, palito de dente e escovas interdentais.

Figura 5 – o dispositivo “passa fio” é o mais indicado para auxiliar a passar o fio por baixo do arco de nivelamento.
Figura 6 – a escova interdental pode auxiliar na limpeza do braquete e fio de nivelamento, mas jamais deve substituir o fio dental.

Escovação

A escovação do aparelho ortodôntico deve ser feita também 3x/dia e NUNCA com escovas de cerdas duras. Muitos pacientes as utilizam tendo a falsa sensação de uma limpeza mais eficaz, porém não é recomendado força nenhuma durante a escovação, sob pena de perder gengiva e osso com consequente recessão gengival e sensibilidade dentária. Recomendo também que as escovas tenham as cerdas paralelas e macias, sem muito design na cabeça.

Figura 7 – escovas sempre de cerdas macias e paralelas.

Quebras do Aparelho

Quando seu aparelho quebrar existe uma regra: se ele estiver machucando você deverá procurar o ortodontista IMEDIATAMENTE. Agora se seu aparelho quebrou e não está machucando, você pode agendar um horário com mais tranquilidade, muito embora, ainda assim não deva demorar mais do que 7 dias para reparar a quebra.

Liga ou borrachinha solta

Quando uma liga (borrachinha colorida) solta do aparelho você deve informar o seu ortodontista e procurar uma consulta o quanto antes, pois essas borrachinhas ativam o arco de nivelamento. Se por ventura, você estiver numa viagem e/ou impedido de recolocá-las rapidamente, saiba que o único prejuízo que você terá é atraso do tratamento. Fique tranquilo que não há riscos maiores à sua saúde bucal.

Aftas

É muito comum no início da ortodontia ou até mesmo quando o paciente tem uma queda da imunidade por algum motivo, a ocorrência de aftas. NUNCA passe limão, bicarbonato, água oxigenada ou qualquer outra substância cáustica. Recomendamos o uso de antinflamatório tópico específico para aftas, repouso e boa alimentação. Se a causa da afta for uma ponta do fio do aparelho, o paciente deverá usar a cera ortodôntica para proteger o local até conseguir passar por uma consulta.

Figura 8 – fazer uma proteção com a cera ortodôntica sobre o aparelho protege para não piorar as aftas.
Figura 9 – jamais use uma alguma dessas substâncias para tratar aftas.