Personalização do Aparelho Ortodôntico

O que desejamos esclarecer com este post é um equívoco e uma dúvida que ocorrem com bastante frequência por parte dos pacientes.

O equívoco é o de achar que o aparelho ortodôntico é o responsável pela movimentação dos dentes, e a dúvida frequente é a de qual aparelho é melhor/mais eficiente, uma vez que todos  parecem ser iguais/parecidos, “quadradinhos” prateadinhos ou da cor do dente.

Para não se equivocar, escolha sempre um profissional dentista, devidamente especializado e capacitado para conduzir o tratamento. Este sim será o grande responsável por posicionar os seus dentes com a  melhor oclusão (mordida) possível. O aparelho é apenas e tão somente o dispositivo através do qual o profissional faz o que precisa ser feito. Nada além de uma ferramenta. Sendo assim não credite ao tipo de aparelho o sucesso do seu tratamento, e sim ao seu dentista.

Quanto a dúvida de não saber qual aparelho seria mais eficaz, esclarecemos que após muitos anos da especialidade de ortodontia, e também com o enorme avanço na área de engenharia de materiais, tornou-se possível inserir nos quadradinhos (tecnicamente chamados de bráquetes) uma ANGULAÇÃO e uma INCLINAÇÃO que é lida pelo fio de nivelamento e movimenta os dentes.

Esta possibilidade de personalização diminuiu substancialmente os tempos de tratamentos, que antes chegavam a 10 anos ou mais, e hoje em dia raramente passam de 3 anos. A ortodontia atual tem tecnologia para evitar ou diminuir movimentos desnecessários.

Por exemplo, em um paciente que tem muito queixo, os braquetes indicados são aqueles que não angulam e nem inclinam os dentes inferiores para frente, uma vez que tal movimentação poderia cruzar a mordida na região anterior. Ao contrário,  em um paciente que tenha pouco queixo, o aparelho indicado será os que movimenta os dentes de baixo para frente para que seja possível morder corretamente. Desta forma, o braquete que é remédio pra um, torna-se veneno para outro se não indicado corretamente.

Personalizar é imprescindível uma vez que os problemas de mordida (oclusais) são sempre diferentes uns dos outros. Personalizar é dar o remédio certo na dose certa.

Aqui na Porciuncula Odontologia trabalhamos com aparelhos estéticos, convencionais metálicos, autoligados, alinhadores removíveis estéticos e aparelhos ortopédicos, mas sempre com indicação precisa e embasada no diagnóstico feito pelo nosso especialista (saiba mais sobre nosso método de diagnóstico – http://www.podonto.com.br/emfoco/padrao-de-crescimento-facial-saiba-qual-e-o-seu).