Por que a pasta branca é a melhor opção?

É cada vez mais frequente a oferta de inúmeras marcas, tipos e modelos dos diversos produtos que consumimos. Isso não é diferente com as pastas dentais. Mas como escolher, diante de tantas opções, a pasta mais adequada para mim?

Do ponto de vista odontológico, devemos buscar nas pastas dentais qualidades que se traduzam em mais saúde bucal ao longo do tempo com mínimas alterações nos dentes e gengivas decorrentes de sua utilização. Por ser um produto que é usado diariamente e com alta frequência no decorrer do dia, a pasta mais segura deve limpar, sem abrasionar os dentes e/ou agredir as gengivas. Sendo a pasta uma substância com micropartículas que promovem um polimento das superfícies dentárias, a qualidade mais relevante é ter a capacidade de higienizar, preservando as estruturas e tecidos bucais.

  • As pastas que cumprem bem essas características são aquelas em forma de um creme branco. Exceto se seu dentista houver lhe recomendado algum tipo específico de pasta, o melhor para o dia-a-dia é usar cremes dentais sem qualquer adição de outras substâncias tais como agentes clareadores, agentes abrasivos como bicarbonato de sódio ou outros. As pastas coloridas, normalmente em forma de gel, são muito mais abrasivas que os cremes dentais e por isso desgastam mais o esmalte dentário.

Caso a técnica de escovação não esteja adequada ou muita força seja empregada para escovar os dentes, pode ocorrer também injúrias à gengiva que pode responder com um “encolhimento” denominado de recessão gengival. Nessa situação a raiz do dente fica exposta à cavidade bucal, podendo sofrer com sensibilidade ou correndo risco maior de cárie.

  • Pastas com agentes antimicrobianos, como a Clorexidina por exemplo, podem ter indicação para pacientes que sofrem com periodontite (doença do sistema de suporte dos dentes que acarreta em perda óssea), entretanto, se usadas no dia-a-dia, podem gerar resistência microbiana. Isso quer dizer que no médio e longo prazo, esses agentes microbianos que ajudam em situações específicas como pós operatórios e doenças gengivais, deixam de fazer efeito tornando as bactérias mais poderosas.
  • Agentes clareadores adicionados à pastas dentais não cumprem o que propõem, não havendo, portanto, nenhuma vantagem ou benefício em se utilizar tais pastas dentais. Agentes clareadores somente funcionam se usados diretamente sobre os dentes por, no mínimo, uma hora.

Assim, outra grande vantagem dos cremes dentais brancos e sem adição de outras substâncias é o custo-benefício. Esse tipo de pasta dental é consideravelmente mais barata do que as outras citadas, porém possui boa qualidade e preenche os requisitos de segurança e proteção dos dentes e gengivas.

Se você tiver alguma dúvida sobre a pasta que você usa, envie sua pergunta através do nosso formulário ao lado, nós respondemos para você.

😉