Tratamento Ortodôntico com alinhadores ou aparelhos fixos? Qual a diferença?
A Ortodontia, especialidade da odontologia que visa promover o correto engrenamento dentário (oclusão), já completou há algum tempo o seu primeiro século de vida.
Exatamente por não ser tão recente, a necessidade de evolução nos protocolos ortodônticos se fez necessária em todo o mundo, mas principalmente no Brasil foi onde esta especialidade mais se aprimorou. E porque aqui no Brasil? Porque o Brasil se caracteriza por uma sociedade com grande exigência estética.
Os protocolos com apelo estético são os melhores do mundo, e isso vale não só pra odontologia, mas também para área médica (dermatologia e cirurgias estéticas).
Na minha clínica recebo muitos pacientes preocupados com a saúde bucal e com a estética do sorriso, e muitas vezes sou questionado se o tratamento não pode ser conduzido com os aparelhos alinhadores removíveis estéticos ao invés do aparelho
fixo convencional.
Em virtude dessa dúvida recorrente, resolvi então abordar neste texto as indicações, vantagens e desvantagens entre um protocolo de tratamento e outro.
Começo informando que um tratamento ortodôntico consiste basicamente de 3 etapas a saber: Nivelamento (colocar todos os dentes em suas alturas corretas – Figura 1), Alinhamento (colocar os dentes bem alinhados nas arcadas dentárias – Figura 2) e Finalização ( movimentar as raízes dos dentes de maneira a ficarem mais paralelas possíveis dentro do osso – Figura 3). Diga-se de passagem, a etapa de finalização é famosa por sua característica morosa, onde o paciente já não vê mais as evoluções com tanta evidência. Apesar do nome “finalização”, ao contrário do que se pensa, consiste na etapa mais longa do tratamento, e tem relação direta com a estabilidade da mordida quando se remove o aparelho.
Mas o que isso tudo tem a ver com tratar com alinhadores removíveis ou aparelhos fixos?
Os Alinhadores removíveis estéticos conseguem fazer com excelência apenas o Alinhamento. O Nivelamento eles até fazem, mas de maneira limitada e com certa imprecisão. E a Finalização com o correto torque de raiz ainda não são capazes de fazer.
Assim fica claro que o tratamento com alinhadores removíveis estéticos está indicado para casos de retratamento ortodôntico e/ou casos que exijam pequenas movimentações, onde o nivelamento e o paralelismo das raízes já estão presentes e não precisam serem executados.
O dispositivo fixo é o que consegue fazer com maior efetividade todas as etapas que um tratamento ortodôntico exige, e é o único que consegue movimentar para o local correto as raízes dos dentes dentro do osso.
Sempre gosto de ressaltar que nunca é tarde para corrigir os dentes, e que eles se movimentam em qualquer idade. O que é condição fundamental para ortodontia não é ter pouca idade, e sim ter saúde do sistema de suporte dos dentes (osso + gengiva).
Também acrescento que aqui na Porciúncula Odontologia, os protocolos ortodônticos são personalizados para a necessidade de cada paciente, com diagnóstico e prognóstico definidos com clareza, e em virtude disso, o tempo de tratamento para adultos raramente ultrapassa 18 meses.